Social

Informativos

Múcio Furtado prestigia a Laticínios Kiformaggio com sua visita

11 February

0

Na semana que se passou, Múcio Furtado esteve visitando os funcionários e diretores da Laticínios Kiformaggio. Para os gerentes da Laticínios Kiformaggio, Humberto e Matheus Doering Brustolin é uma honra poder ter uma proximidade e amizade como uma pessoa tão estimada como Múcio, ele que é consagrado como o “ Papa dos queijos”.

 

Sobre Múcio Furtado 

Múcio nasceu na pequenina e nostálgica  Carrancas, no Sul de Minas Gerais, cidade encravada nas montanhas, bem no centro da  região mais queijeira do Brasil, escolhida e consagrada pelos pioneiros laticinistas dinamarqueses  nos anos 20 e 30 do século passado. No início dos anos 1960 estudou no Grupo Escolar “Sarah Kubitschek” e no Ginásio “Coronel Rozendo”, em Carrancas. Em seguida, ainda um menino, foi estudar em Juiz de Fora, no famoso Instituto de Laticínios “Cândido Tostes”, onde diplomou-se técnico em laticínios em 1970. Em 1979, graduou-se em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Em 1982 e 1985 tornou-se Mestre e Ph.D. em Ciência dos Alimentos, respectivamente, pela Michigan State University, em East Lansing,  Michigan, nos Estados Unidos. Fez vários cursos e estágios na França, e trabalhou por 2 anos como consultor informal em tecnologia de queijos para a FAO – Food and Agriculture Organization of The United Nations na America Latina. Além de professor e pesquisador do Instituto de Laticínios “Cândido Tostes” por muitos anos, exerceu também as mesmas funções na Universidade Federal de Viçosa, por 2 anos, onde orientou diversos estudantes de pós-graduação, na área de laticínios. 

 

Nos anos 1990, transferiu-se para a iniciativa privada, sempre atuando no setor de tecnologia de queijos. Publicou mais de uma centena de artigos técnicos e científicos em revistas especializadas do Brasil e de muitos outros países. Durante 4 anos foi professor-visitante na Universidad de León, na região de Castilla y Leon,  no norte da  Espanha, onde lecionou sobre queijos no curso de Doutorado em Alimentos do Departamento de Veterinária.  É autor de 11  livros em que trata da ciência e tecnologia dos queijos, um   deles em espanhol (2005), dedicado aos queijeiros latino-americanos, e que foi  também publicado em 2017 na Espanha, em 2ª Edição revisada e ampliada, pela EAE-Editorial Academica Española, com distribuição eletrônica em vários países. 

 

Tem apresentado cursos e conferências em quase todos os países da América Latina e também nos Estados Unidos. Em 2016 e 2017  participou nos Estados Unidos, como juiz, do concurso americano de queijos, a convite da American Cheese Society.  Além de sua devoção aos queijos, Múcio é um apaixonado estradeiro e frequentemente pilota sua motocicleta Harley-Davidson Springer “Old Boy” tanto pelas sinuosas estradas mineiras, quanto  pelos escaldantes e  desolados desertos do Arizona no sudoeste norte-americano. 

 

Hoje, Múcio trabalha na divisão Nutrition & Health da DuPont Brasil,  em Cotia, na grande São Paulo,  onde exerce a função de Senior Principal Application Specialist , viajando seguidamente pelo continente latino-americano, visitando fábricas e apoiando clientes, o que o mantém em contato permanente com os mais experientes queijeiros das Américas

 

Fonte:


Comentários
Nenhum comentário
Comente
Participe do nosso site!

Entre em contato com a Central de Atendimento Kiformaggio para tirar dúvidas, solicitar informações ou fazer sua sugestão.

Copyright ® Queijos Kiformaggio - Todos os direitos reservados.

Trabalhe na Kiformaggio

Matriz - Rodovia RS-406 Km 16, Distrito Industrial 99600-000 - Nonoai - RS - Brasil

Filial - Rua Buarque de Macedo, 2498, Ponte Seca 95185-000 - Carlos Barbosa - RS - Brasil

(54) 3362-1469 | (54) 3461-6609